top of page

Atividades para fazer com seu filho de 1aninho !

Brincadeiras para você fazer com seu filho de 1 ano Você não sabe como brincar com uma criança tão pequena? Temos algumas ideias bem simples que também podem servir como sugestão para titios e vovós. O objetivo é dar risada, mexer o corpo e não recorrer tanto a aparelhos eletrônicos e à televisão. Uma observação: como a criança é muito pequena, você precisa ajustar suas expectativas. Tente não se irritar, decepcionar ou preocupar se seu filho não embarcar na brincadeira proposta. Siga os sinais que ele dá e adapte a atividade, ou então faça uma nova tentativa em algum outro momento. Sugestões para crianças de 1 ano a 1 ano e 4 meses

Vida aos brinquedos Finja que a boneca ou o bichinho preferido do seu filho ou filha é de verdade. Mas leve a sério! Faça o boneco andar, ir para a cama, pular, trocar de roupa. Inclua o bichinho ou brinquedo nas atividades do dia a dia: dê comidinha (com babador e tudo!), converse com ele, ponha para dormir. Toda essa conversa vai ajudar seu filho a desenvolver a linguagem, a fixar mais a rotina da casa e a reforçar a noção das partes do corpo. 

Finja também que o brinquedo está feliz e triste (pode exagerar na interpretação), porque isso colabora para a compreensão dos diferentes sentimentos, além de desenvolver a imaginação. Esconde-esconde Agora que está maiorzinho, seu filho pode brincar de um esconde-esconde mais elaborado que aquele de simplesmente cobrir o rosto com uma fraldinha. Leve-o para a sua cama de manhã e vocês dois podem se esconder, um de cada vez, debaixo dos lençóis. Para provocar ainda mais risadinhas, vá apalpando o bebê por cima do lençol e perguntando: "Será que isso é uma perna?", "será que é uma barriguinha?". Esse tipo de brincadeira ajuda a criança a entender que, embora ela não consiga ver uma coisa, a coisa continua lá.

Outra ideia é, depois do banho, usar uma toalha bem grandona para embrulhar totalmente o seu filho e evá-lo para outro lugar diferente, como a sala ou o seu quarto. Pergunte, antes de revelar onde vocês estão: "Adivinha onde a gente está? No banheiro? Não!!" Ele vai se surpreender de aparecer em outro lugar. Roleta de bebê Se seu filho está praticando os primeiros passos, uma ótima brincadeira é a de "bebê roleta". Funciona assim: a criança fica de pé apoiada em algum lugar ou com alguém segurando. Duas ou três outras pessoas se posicionam à vista da criança, perto dela, mas distantes uma da outra. A graça da brincadeira é ver para quem a criança decide se dirigir. É uma boa distração para quando há visitas em casa, especialmente primos um pouco mais velhos. Vale chamar a criança, fazer palhaçada, mostrar brinquedos... E dar muitos abraços e comemorar na hora em que ela chega. Só não vale ficar com ciúme! No início podem ser só um ou dois passinhos de distância. Conforme ela vai andando com mais firmeza, dá para aumentar o trajeto, atravessando uma boa parte da sala, por exemplo. Essa brincadeira, além de ajudar a criança a ajustar seu senso de equilíbrio, trabalha a noção de espaço e ainda lhe dá a oportunidade de observar a reação emocional das pessoas a suas atitudes, e a desenvolver o vínculo afetivo com familiares e pessoas próximas.

Lembre-se de que o andador é contraindicado pelos especialistas, portanto só faça a brincadeira com a criança andando livremente. Sugestões para crianças de 1 ano e 4 meses a 1 ano e 8 meses

Quase um garçom Num dia de sol, brinque de comidinha enchendo com água uma jarrinha ou chaleira de plástico e peça para seu filho "servir" você, colocando água em copinhos ou xicrinhas. Se você não tiver bule ou jarra de brinquedo, pode pegar uma garrafinha de refrigerante vazia e limpa e recipientes descartáveis para guardar alimentos.

Em todo o caso, use água filtrada. É bem possível que seu filho queira dar uma experimentada no "chá" ou "suco" que vai estar servindo. Essa atividade ajuda a criança a treinar a coordenação motora fina e também a perceber as propriedades da água: por exemplo, ela sempre corre para baixo, nunca para cima. Ajuda também a demonstrar conceitos matemáticos como o de cheio e vazio. Padrões com bloquinhos

Essa atividade exige um pouco de concentração, por isso é melhor experimentá-la quando seu filho estiver bem descansado. Pegue bloquinhos de madeira coloridos e crie padrões simples, como fazendo uma fileirinha de três, ou um quadrado. Peça à criança que construa um igual. Deixe-a depois criar seu próprio padrão ou construção, para você copiar. Se você não tiver os bloquinhos de madeira, pode usar qualquer outro objeto, como embalagens, caixinhas, colheres etc. Brincadeiras de organização de formas e objetos ajudam a criança a aprender a solucionar problemas, trabalham a coordenação motora fina, a noção de espaço e até a concentração.

Se a criança quiser fazer outra coisa com os bloquinhos, deixe. Nesse caso, ela estará exercitando a imaginação e a criatividade. Rola a bola Uma bola é sempre um sucesso para crianças de 1 ano (e, se você é mãe de menina, não se esqueça de arranjar bolas para sua filha brincar também). É bom oferecer tanto bolas grandes e leves, para brincar no quintal ou no parque, quanto bolas pequenas, para brincar dentro de casa. A variação dos pesos das bolas ajuda na percepção das diferenças. O melhor jogo de bola para crianças de 1 aninho é bem simples: sente-se no chão com as pernas abertas, peça a seu filho que faça a mesma coisa, encostando os pés nos seus. Aí role a bola para ele e peça que ele role de volta, sem deixar que ela saia da área criada pelas pernas de vocês. Essa brincadeira exercita os músculos dos braços e ajuda seu filho a treinar a coordenação entre os movimentos das mãos e dos olhos.

Pequeno colecionador Leve seu filho para um pequeno passeio no quintal ou no jardim do prédio, se não der para ir ao parque ou a uma praia, e carregue um baldinho ou saco plástico. Peça para ele ir recolhendo objetos que o interessarem: pedrinhas, folhas, conchinhas, qualquer coisa, desde, claro, que não seja nada sujo. Você também pode levar alguns pequenos brinquedos ou bloquinhos junto, ir espalhando à medida que caminharem alguns metros e depois pegar na volta. Ele vai querer carregar o baldinho, e não se surpreenda se ele simplesmente jogar tudo no chão e começar de novo. Nesta idade, as crianças adoram esvaziar potes, caixas e sacolas só para poder enchê-los de novo. Enquanto faz isso, ele está treinando os movimentos das mãos, a percepção tátil e a coordenação motora. 

Bom é isso espero que tenham gostado das dicas! 

Créditos baby center! 

Beijinhos! 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
RSS Feed
bottom of page